Design Patterns

  • Builder — Simplifica a montagem de objetos complexos

  • Composite Object — Permite que uma hierarquia de objetos seja tratada como um objeto só

  • DAO: Data Access Object — Encapsula a tecnologia de acesso a dados estruturados

  • Data Mapper — Encapsula a conversão entre objetos do modelo de persistência e do modelo de domínio

  • Domain Store — Encapsula a tecnologia de acesso a dados estruturados para todas as entidades

  • Exception Handler — Centraliza o tratamento de exceções

  • Fast Lane Reader — Fornece leitura rápida de dados através de camadas

  • Memento — Facilita a persistência de objetos de uma classe

  • Money — Substitui double e float em operações com dinheiro

  • MoneyBag —  Permitir manipular quantidades monetárias em diversas moedas sem recorrer a conversão

  • Paginator — Separa o conteúdo em páginas e ajudar a controlar a navegação entre elas

  • Property Bag — Agrupa um conjunto de propriedades em uma unidade lógica

  • Proxy — Permite representar um objeto complexo com um objeto mais simples.

  • Query Object — Estabelece um critério de pesquisa de forma orientada a objetos.

  • Ratio — Substitui double e float em operações com números racionais

  • Registry — Centraliza o registro de objetos para serem encontrados por outros objetos

  • Repository — Centraliza e media a persistência de objetos de domínio

  • Repository vs DAO — Semelhanças, diferenças e relação entre os padrões Repository e DAO

  • Service — Estabalece um contrato de uso independentemente da implementação.

  • Service Locator — Localiza a implementação de um serviço

  • Singleton — Restringe a instanciação de objetos de uma classe a um único objeto

  • Static Factory Method — Substitui o uso de construtores pelo uso de método estáticos com nomes

  • Tiny Type — Encapsula um tipo primitivo para torná-lo mais semantico

  • Value Object — Encapsula um valor em um objeto junto com todas as operações sobre ele

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